
O que é UGC?
UGC é a sigla para User Generated Content, ou seja, Conteúdo Gerado pelos Consumidores, e é exatamente aquilo a que soa: conteúdo criado pelos vossos fãs, conteúdo que não planearam e pelo qual não pagaram mas que alguém decidiu publicar, muitas vezes de livre vontade. Fotografias, testemunhos, vídeos, publicações em blogs: este tipo de conteúdo pode assumir qualquer forma que o consumidor desejar.
Porque é que o User Generated Content é tão eficaz?
O UGC é eficaz e as estatísticas provam-no:
- 61% das pessoas afirmaram que mais facilmente interagiriam com um anúncio se este incluísse UGC
- O UGC é 35% mais memorável e 50% mais fiável que outros tipos de conteúdo
- 90% das pessoas confiam nas recomendações feitas por amigos e 70% confia nas opiniões de outros consumidores
Grande parte da razão pela qual o UGC resulta tão bem deve-se ao fenómeno da social proof (que, já agora, é o tema de um dos nossos artigos. Já o leram? Não? Então vá, cliquem aqui). Se outras pessoas como eu ou vocês, que não estão a ser pagas para publicar comentários positivos acerca de uma marca, o fazem de qualquer maneira… a marca deve estar a fazer algo bem, não?
As vantagens do UGC são incontestáveis:
- SEO: os motores de pesquisa valorizam conteúdo único e websites ativos, o que é mais fácil de garantir se permitirem que os vossos fãs deixem comentários e reviews no vosso website.
- Feedback dos consumidores e novas ideias: UGC é literalmente um conjunto de opiniões dos vossos consumidores, por isso, haverá melhor fonte de feedback acerca dos vossos produtos/serviços, de insights sobre como comunicar com o vosso target de uma maneira relevante, de ideias para futuros produtos e serviços? Resumidamente, o porquê de os vossos consumidores serem vossos consumidores e o que fazer para que não deixem de o ser.
- Espírito de comunidade: as pessoas vão criar empatia pelas suas experiências com o vosso produto/serviço.
- Eficiência de custos: acaba por ser mais barato do que criarem sempre o vosso próprio conteúdo.
Como é que posso integrar UGC na minha estratégia de marketing digital?
Algumas dicas:
- Façam a vossa pesquisa e vejam as vossas notificações, de modo a perceber aquilo que já está a ser dito sobre a vossa marca.
- Dêem aos vossos consumidores a opção de deixar comentários, reviews ou avaliações no vosso website.
- Adotem uma hashtag que seja fácil de lembrar (assim como bem pensada e bem construída). Assim que a hashtag começar a pegar, vai ser bastante mais fácil encontrar conteúdo criado pelos vossos consumidores. Podem optar por ir fazendo campanhas ou por adotar uma hashtag geral para a marca.
- Recompensem as pessoas pelo seu conteúdo através de concursos ou campanhas. Esta recompensa pode ser:
- Um prémio, como a Lay’s fez com o concurso “Do Us a Flavor”, em que desafiaram as pessoas a criar os seus próprios sabores de Lay’s, habilitando-se a ganhar 1 milhão de euros e a oportunidade de ver a sua criação à venda;
- Pontos num programa de fidelização;
- Uma partilha, como a The UPS Store fez no seu Instagram, ao partilhar publicações com a hashtag #TheUPSStoreCustomer feitas por pequenos negócios;
- A oportunidade de ajudar uma instituição de caridade que tenha alguma relevância para o vosso target, como a instituição Leonard Cheshire Disability e a sua campanha #100for100, em que as pessoas faziam uma publicação que envolvesse o número 100, desafiavam dois amigos a juntar-se ao movimento e doavam £3 para a causa.
Nunca se esqueçam de que estão a usar conteúdo que não é vosso e que, por isso, há questões legais que não devem ser ignoradas. Se tiverem optado por fazer um concurso, incluam no regulamento que, ao participar, o utilizador está a dar-vos o direito de publicar o conteúdo nas vossas páginas. Se não, é sempre uma boa ideia pedir autorização e garantir que o devido crédito será dado.
Moral da história: os vossos consumidores podem ser ótimos marketers para a vossa marca, por isso aproveitem e deem-lhes uma voz. 😉