O que é UGC?

UGC é a sigla para User Generated Content, ou seja, Conteúdo Gerado pelos Consumidores, e é exatamente aquilo a que soa: conteúdo criado pelos vossos fãs, conteúdo que não planearam e pelo qual não pagaram mas que alguém decidiu publicar, muitas vezes de livre vontade. Fotografias, testemunhos, vídeos, publicações em blogs: este tipo de conteúdo pode assumir qualquer forma que o consumidor desejar.

Porque é que o User Generated Content é tão eficaz?

O UGC é eficaz e as estatísticas provam-no:

Grande parte da razão pela qual o UGC resulta tão bem deve-se ao fenómeno da social proof (que, já agora, é o tema de um dos nossos artigos. Já o leram? Não? Então vá, cliquem aqui). Se outras pessoas como eu ou vocês, que não estão a ser pagas para publicar comentários positivos acerca de uma marca, o fazem de qualquer maneira… a marca deve estar a fazer algo bem, não?

As vantagens do UGC são incontestáveis:

  • SEO: os motores de pesquisa valorizam conteúdo único e websites ativos, o que é mais fácil de garantir se permitirem que os vossos fãs deixem comentários e reviews no vosso website.
  • Feedback dos consumidores e novas ideias: UGC é literalmente um conjunto de opiniões dos vossos consumidores, por isso, haverá melhor fonte de feedback acerca dos vossos produtos/serviços, de insights sobre como comunicar com o vosso target de uma maneira relevante, de ideias para futuros produtos e serviços? Resumidamente, o porquê de os vossos consumidores serem vossos consumidores e o que fazer para que não deixem de o ser.
  • Espírito de comunidade: as pessoas vão criar empatia pelas suas experiências com o vosso produto/serviço.
  • Eficiência de custos: acaba por ser mais barato do que criarem sempre o vosso próprio conteúdo.

Como é que posso integrar UGC na minha estratégia de marketing digital?

Algumas dicas:

  • Façam a vossa pesquisa e vejam as vossas notificações, de modo a perceber aquilo que já está a ser dito sobre a vossa marca.
  • Dêem aos vossos consumidores a opção de deixar comentários, reviews ou avaliações no vosso website.
  • Adotem uma hashtag que seja fácil de lembrar (assim como bem pensada e bem construída). Assim que a hashtag começar a pegar, vai ser bastante mais fácil encontrar conteúdo criado pelos vossos consumidores. Podem optar por ir fazendo campanhas ou por adotar uma hashtag geral para a marca.
  • Recompensem as pessoas pelo seu conteúdo através de concursos ou campanhas. Esta recompensa pode ser:

Nunca se esqueçam de que estão a usar conteúdo que não é vosso e que, por isso, há questões legais que não devem ser ignoradas. Se tiverem optado por fazer um concurso, incluam no regulamento que, ao participar, o utilizador está a dar-vos o direito de publicar o conteúdo nas vossas páginas. Se não, é sempre uma boa ideia pedir autorização e garantir que o devido crédito será dado.

Moral da história: os vossos consumidores podem ser ótimos marketers para a vossa marca, por isso aproveitem e deem-lhes uma voz. 😉