O que significa social proof?

Enquanto seres humanos, muitas vezes “precisamos” de ser assegurados de que estamos a tomar a decisão certa. Isto pode ser usado como uma poderosa ferramenta de marketing; e é nisto que o conceito de social proof se baseia.

Ao usarem social proof, o vosso objetivo será mostrar a potenciais clientes que outras pessoas estão a pagar pelos vossos produtos ou serviços e, por isso, eles também deviam fazê-lo. Feito da maneira correta, pode ser um ótimo impulsionador de conversões e vendas. Cria confiança e ajuda a assegurar o consumidor de que está a fazer uma compra acertada.

Social proof pode acontecer de uma maneira orgânica, simplesmente pela vontade dos consumidores de partilhar a sua opinião relativamente a certo produto ou serviço. Mas também existem várias técnicas que as marcas podem adotar para potenciar esta ferramenta. Continuem a ler. 😉

Como posso construir social proof para a minha marca?


  • Incluindo share counters nas páginas de produto. A menos que grande parte desses counters mostrem apenas zeros… nesse caso, talvez seja melhor não os ter. Uma maneira de contornar este problema é optar por mostrar os counters a partir de x partilhas. Vários plugins têm esta opção: o Social Walfare e o Monarch são dois exemplos.

  • Usando algum tipo de sistema de reviews no vosso website. Afinal, quem nunca consultou avaliações de outros consumidores antes de uma compra? Aqui estão 5 plugins para WordPress que permitem fazer isto.

  • Publicando testemunhos de consumidores. Uma página dedicada aos mesmos, publicações nas redes sociais, testemunhos espalhados pelo website (em páginas em que faça sentido, claro): há muito por onde escolher. O facto de estas serem palavras escritas por pessoas como eu e como vocês, e não por uma marca, faz com que mais facilmente as pessoas confiem nas mesmas.

  • Usando números e estatísticas: “Mais 17 000 consumidores”, “18 850 downloads!”, “Visualizado por mais de 7 800 de pessoas”, “Mais de 14 500 subscritores!”. Convincente, não? Afinal, nada é mais objetivo do que um número.

  • Usando o “apoio” de uma celebridade ou de um líder de opinião. A opinião de um expert de vossa indústria ou de alguém relevante para o vosso target irá ser vista como credível. Mas atenção, é preciso saber escolher este “representante”. Ou então, arriscam-se a ir pelo mesmo caminho que a marca Popchics, com o seu anúncio com o ator Ashton Kutcher.

  • Adicionando selos de garantia no vosso website. A Blue Fountain Media fê-lo e viu as suas conversões aumentar em 42%. Nada mau!

Não se esqueçam, as pessoas querem fazer parte de algo maior que elas. Por isso, se ainda não o fazem, incluam algum tipo de social proof na vossa estratégia online e… desfrutem dos resultados!