User Interface Design (UI) foca-se em antecipar as ações dos utilizadores, as suas necessidades e em garantir que o interface tem elementos acessíveis, de fácil compreensão e que vão facilitar todas as ações previstas.

Ter conhecimento das boas práticas de UI design é fundamental para a realização de projetos que se foquem no desenvolvimento do design de interface.

Reunimos algumas regras que temos em consideração em cada projeto:

Conhecer o nosso target

É fundamental sabermos quem é o nosso utilizador e quais são as suas necessidades, qual o seu objetivo ao visitar o nosso site e ainda procurarmos conhecer o seu processo lógico quando navega pelo site, só assim conseguimos fazer um bom design de interface. Uma ótima forma de resolver problemas de usabilidade é centrarmo-nos no que o público-alvo deseja.

Simplicidade e Consistência

Durante o processo de desenvolvimento do design de interface, temos sempre como objetivo conseguir um produto fácil de usar, de entender e que não precise de instruções.
É igualmente importante criar padrões de linguagem, layout e design em todo o site para criar consistência.

Otimização de conteúdo

Considerando que as pessoas hoje em dia não têm tempo para ler tudo o que lhes é disposto, devemos organizar e otimizar o conteúdo que lhes apresentamos.
Desta forma, devemos tentar, de forma visual, dividir o conteúdo facilitando o processo de leitura dando destaque à informação mais relevante.
Por norma, utiliza-se como recurso imagens, diferentes tamanhos e pesos de tipografia, infografias, ícones e animações.

Navegação clara

Oferecer uma navegação simples e clara pelo site fazendo recurso a padrões de navegação, acompanhados por uma boa hierarquia de informação. É isso que se pretende quando estamos a fazer o design de uma interface.
É sempre importante testar tendo em conta a visão do utilizador e procurar ter um feedback positivo para assim melhorar a experiência do utilizador. Uma vez que o utilizador aprende como realizar algo, é fácil transferir essa “aprendizagem” para outras zonas do site.

Tendências

Estar a par das tendências é fundamental para qualquer designer. Avaliar quais são as novas abordagens, quais já não são utilizadas e quais as que se mantêm com um grande peso. E quando fazemos um design de uma interface não é diferente.
Por exemplo, tudo indica que nos próximos tempos vamos assistir a uma alteração de uma abordagem minimalista e com paletas de cor “tímidas”, para cores vibrantes e elementos que capturem ao máximo a atenção do utilizador. Claro que estas duas abordagens podem (e devem!) ser combinadas consoante cada projeto de forma a garantir que é criada uma ótima experiência para o utilizador.

Existem inúmeras abordagens que podemos ter em consideração em cada projeto. Não nos devemos limitar, e devemos tomar sempre em consideração que cada projeto é único e, como tal, a abordagem que devemos ter em cada projeto deve ser igualmente única.