Neste momento, quando abrimos o Facebook, vemos um único feed, com uma mistura entre aquelas publicações um pouco… non-sense das nossas mães, frases inspiradoras de páginas que nem nos lembramos de ter “gostado”, fotos da super festa onde metade dos nossos amigos estiveram no fim de semana e publicações de mil e uma marcas a mostrar o novo produto, a nova promoção, o novo passatempo.

Bem, no futuro, é possível que esta mistura deixe de existir. O Facebook está a testar a possibilidade de ter dois feeds distintos: um para família e amigos – News Feed – e outro para páginas – Explore Feed. Estes testes estão neste momento a decorrer na Bolívia, Guatemala, Eslováquia, Sri Lanka, Camboja e Sérvia; e, segundo o comunicado que Adam Mosseri, responsável pelo feed do Facebook, fez ontem para esclarecer toda a conversa que se estava a gerar à volta deste assunto, ainda se vão estender por alguns meses e que, por enquanto, não há planos para lançar este update num futuro próximo.

No entanto, podemos já começar a analisar o que este update poderia significar para as páginas. Nada como estar preparado para qualquer eventualidade. 🙂

Porquê ter um News Feed e um Explore Feed?

Segundo Adam Mosseri, a ideia de fazer esta separação surgiu com base no feedback dos utilizadores da rede social, que constantemente pediam uma forma mais fácil de ver as publicações de familiares e amigos; é uma tentativa de oferecer aos utilizadores uma melhor experiência e de dar destaque ao conteúdo que mais lhes interessa. Claro que este update teria implicações para as páginas, que acabariam por ficar em segundo plano.

Consequências nas interações e no alcance orgânico do Facebook

Os resultados que foram divulgados (pela ferramenta de tracking para redes sociais, CrowdTangle) até agora mostraram uma diminuição em termos de interações, tanto na Eslováquia (onde 60 grandes páginas tiveram 4 vezes menos gostos, comentários e partilhas), como na Guatemala e no Camboja. As páginas viram também o seu alcance orgânico (KPI em declínio há já algum tempo) diminuir, com os números de quinta e sexta-feira passadas a revelar uma diminuição em dois terços, comparativamente aos dias anteriores.

O tráfego proveniente do Facebook dos maiores websites de media eslovacos não parecem ter sido significamente afetados pela criação do Explore Feed; no entanto, o tráfego de sites menos conhecidos, que não têm ainda uma audiência tão grande e “leal”, começou já a mostrar uma diminuição.

De qualquer maneira, se estes resultados se mantiverem ao longo do período de testes, as páginas poderão começar a sentir necessidade de fazer maiores investimentos em publicidade, de modo a não perderem tanta visibilidade.

Claro que o mais provável é ainda haver arestas a limar e, tendo em conta, que estes testes se vão prolongar por meses, os resultados do futuro podem ser bastante diferentes dos de hoje.

Nada neste momento é oficial, por isso, resta esperar para ver se esta mudança será realmente aplicada a nível global ou se não irá passar da fase de testes.