O Design é uma área com constantes novidades! Todos os anos surgem novas tendências, algumas que duram períodos curtos e outras que se prolongam durante alguns anos.

Com o começo do ano, não poderia faltar a lista de tendências de Design para 2018. Se estas tendências estão certas, isso só vamos saber no fim do ano, mas estas são as previsões.

Se há uns anos a tendência era o design flat, hoje as tendências passam muito pela cor, pelos espaços brancos, pelas animações. Na verdade há tendências para todos os gostos; estas são apenas algumas que a nosso ver se têm destacado de ano para ano e que vão continuar presentes e mais fortes nos nossos layouts.

Cores/Gradientes

Esta tem sido uma tendência que se tem vindo a usar bastante e este ano não vai ser diferente: os gradientes vieram para ficar. Exemplo disso são marcas como o Spotify, o iTunes e o Instagram.

Cada vez há mais informação disponível na internet e é preciso que o vosso conteúdo se destaque. As cores ajudam a conseguir esse destaque, mas deve sempre ter-se algum cuidado: não vão querer correr demasiados riscos.

Grelhas irregulares

As grelhas mais irregulares permitem-nos criar páginas mais apelativas, facilitando assim a navegação e tornando os layouts mais bonitos.

Com grelhas irregulares e mais espaços brancos, conseguimos destacar aquilo que mais nos interessa mostrar e direcionar para lá a atenção do utilizador, fazendo com que este se mantenha mais tempo a navegar no site ou apenas que retire a informação que pretendia saber.

Tipografia

Nunca sai de moda, e tal como a cor, vai também ser através da tipografia que vamos querer chamar a atenção do utilizador. Por isso, podemos continuar a usar fontes grandes, grossas e vibrantes, a criar contrastes entre títulos e conteúdo, mas sempre com alguma moderação… 🙂

Animações/GIFS/Vídeos

São pequenos detalhes como as animações, os gifs ou os vídeos, que nos prendem, que prendem os utilizadores às páginas. Uma imagem em movimento chama mais a atenção do utilizador que uma imagem estática.

Esta é uma tendência que, a meu ver, vai ganhar muita força este ano.


No Design há imensas tendências que se tornam moda e que vão sendo usadas ano após ano, e outras que são esquecidas.

O importante é saber usá-las e saber até que ponto é que o devemos fazer. Ter em atenção que não devemos exagerar; afinal, não é por serem tendências que as temos de usar todas. Há que filtrar e ver o que se adequa melhor a cada projeto.

2018 será um ano focado em websites com um design simples mas poderoso, cada vez mais otimizados para mobile e fortemente direcionados para a experiência do utilizador.