Bem vindos ao nosso tutorial sobre o Gestor de Negócios do Facebook. Há mais para além desta plataforma do que parece, por isso, como queremos que compreendam todas as suas funcionalidades iremos explorar neste post todos os Ativos (Parceiros, Píxeis, Apps, Catálogos e Projetos). Se querem saber como criar uma conta, adicionar uma página, conta de anúncios ou atribuir funções a pessoas vejam o nosso último post “Como criar uma conta no Gestor de Negócios do Facebook”.

Como atribuir Parceiros

Caso queiram colaborar com alguém externo à vossa empresa na gestão do marketing do Facebook, como por exemplo um freelancer ou uma agência, a solução ideal é atribuir Parceiros. Para clarificar, os Parceiros do Gestor de Negócios do Facebook é diferente das Pessoas, que discutimos no nosso último post. As Pessoas são seres humanos com contas de Facebook pessoais às quais podemos atribuir diferentes tipos de permissões e atribuir “assets”. Os Parceiros são outra conta do Gestor de Negócios com as suas próprias pessoas, páginas, contas de anúncio com acesso aos seus próprios assets.

Nota: só podemos atribuir Parceiros a assets que são nossos, caso contrário não é possível.

Existem duas formas de adicionar Parceiros:

  1. Adicionar Parceiros e partilhar todos os assets

    Definições da empresa > Parceiros > Adicionar novo Parceiro. Introduzir o Business ID do Parceiro (pode ser encontrado em Definições da empresa > Informações de Negócio) e escolher a função do Parceiro.

    Aqui poderemos selecionar quais os assets que queremos partilhar com cada Parceiro.

  2. Adicionar Parceiros e partilhar todos os assets

  3. Adicionar Parceiros diretamente nos separadores da Página ou da Conta de Anúncio

    Ir a Definições da empresa, selecionar a Página ou Conta de Anúncio que queremos partilhar, e clicar em “Atribuir Parceiro”. De seguida teremos que definir a função que queremos atribuir (admin, anunciante ou analista) e será criado automaticamente um link para partilhar com o parceiro. Neste caso só teremos de copiar o link e enviar.

  4. Adicionar Parceiros diretamente nos separadores da Página ou da Conta de Anúncio

    Alternativamente, se tivermos o business ID da agência podemos seleccionar essa opção no link em baixo da caixa de diálogo. Neste caso, teremos sempre de selecionar a função associada e introduzir o business ID da agência. A agência irá receber um aviso de que já tem acesso à conta.

    Adicionar Parceiros diretamente nos separadores da Página ou da Conta de Anúncio

    Admin Esta função permite que a agência tenha acesso total à conta e página de fãs. A agência consegue criar, editar e atualizar informação de faturação e criar “Ofertas” e “Vídeos” que têm de ser publicados na página de fãs antes que os anúncios possam correr.
    Anunciante A agência não tem acesso à informação de faturação e, caso haja algum problema, os anúncios poderão deixar de correr até que os admins consigam atualizar a informação de faturação.
    Analista Apenas pode ver insights, não consegue editar ou fazer alterações.

    Aplicações

    Do menu principal podemos ver todas as apps associadas à nossa conta. Basta ir a Definições de Empresa > Pessoas e Ativos > Apps > Adicionar. Nesta altura podemos escolher entre apenas adicionar ou pedir acesso à app.

    Gestor de Negócios do Facebook - Aplicações

    Píxeis

    Do menu Píxeis podemos ver a lista de todos os píxeis associados à nossa conta e podemos atribuir Parceiros e Contas de Anúncio a cada pixel. Caso não tenhamos um pixel podemos criar um.

    Este pixel pode ser instalado através de uma Tag Manager ou copiando o pixel diretamente para o código do website. Com o pixel instalado é possível analisar conversões dos anúncios de Facebook, otimizar anúncios, criar públicos ou fazer listas de remarketing para alcançar pessoas que já estiveram no nosso website e não fizeram nenhuma conversão.

    Gestor de Negócios do Facebook - Píxeis

    Catálogos

    Os catálogos podem ser muito úteis, especialmente para e-commerce. Existem catálogos para e-commerce, viagens, imobiliário e automóveis. A partir destes é possível atribuir funções a pessoas ou parceiros, adicionar um feed ao catálogo ou outras fontes. Podemos pedir acesso a um catálogo ou criar um novo. No caso do e-commerce, quem usar Shopify, WooCommerce, BigCommerce, Magento ou Google pode criar uma lista de produtos mais facilmente nestas plataformas.

    Gestor de Negócios do Facebook - Catálogos

    Gestor de Negócios do Facebook - Catálogos

    Projetos

    Os projetos são layers adicional que nos ajudam a organizar todas as páginas e contas e anúncios. É possível agrupar um conjunto de páginas, grupos de anúncios, ou outros assets. Podem ser extremamente vantajosos especialmente para as agências que tiverem muitos assets de muitos clientes.

    Gestor de Negócios do Facebook - Projetos

    Conclusão

    O Gestor de Negócios pode ser um poderoso aliado de uma empresa ou agência já que concentra num único lugar Páginas de Facebook, Contas de Instagram e Contas de anúncios e permite atribuir funções a pessoas ou parceiros. Mas o Gestor de Negócios é muito mais do que isto, porque tem uma multiplicidade de funcionalidades acopladas, como a gestão dos píxeis, catálogos de produtos ou serviços, aplicações, que facilitam muito o trabalho das empresas e agências no Facebook. Experimentem, usem e abusem e digam-nos o que pensam sobre o Facebook Business Manager.