O Gestor de Negócios é uma plataforma gratuita, criada para as empresas e agências de marketing, que centraliza num só lugar todos os ativos do Facebook, como Páginas de Facebook, Contas de Anúncios, Contas de Instagram, Catálogos de produtos e serviços, Píxeis, Aplicações e Projetos. É, essencialmente, uma ferramenta para ajudar as empresas a organizar as suas atividades de marketing no Facebook.

Como aqui na Diamond acreditamos que se trata de uma excelente ferramenta, e que não existe muito conteúdo online atual acerca da sua utilização, achámos que seria um excelente tópico para falarmos aqui no nosso blog. Neste primeiro tutorial vamos explicar o que é o Gestor de Negócios do Facebook, como funciona, como criar uma conta e vincular páginas de Facebook e contas de anúncios. Num artigo futuro iremos abordar em maior detalhe os Parceiros, Catálogos, Aplicações, Píxeis e Projetos.

Esta framework pode ser muito útil a empresas e agências de marketing que precisem de gerir múltiplas páginas e contas de anúncios, mas é particularmente vantajosa porque permite atribuir funções a diferentes utilizadores com base em objetivos de negócio.

Para começar a trabalhar com o Gestor de Negócios é preciso:

  1. uma conta pessoal no Facebook, para que o Facebook possa confirmar a nossa identidade;

  2. criar uma conta no Gestor de Negócios;

  3. uma Página de Facebook (se não tivermos uma podemos criá-la nesta altura).

Como criar uma conta no Gestor de Negócios


  • ir a https://business.facebook.com/


  • fazer login com as credenciais que usamos no Facebook

  • clicar em “criar conta”

  • irá surgir uma caixa de diálogo em que teremos de introduzir o nome da organização

  • de seguida, adicionar o nome e endereço de e-mail que queremos usar no business manager (nada do nosso perfil de Facebook pessoal é mostrado a outras pessoas na conta).

Uma vez criada a conta podem ser adicionados os assets. Os assets podem ser Páginas de Facebook, Contas de Instagram, Contas de Anúncios, Píxeis, Listas de Audiências ou Catálogos de Produtos.

Como adicionar Páginas ao Gestor de Negócios


  • No Gestor de Negócios ir às definições da empresa (a roda dentada no canto superior direito)


  • No separador “Pessoas e Ativos”, ir a “Páginas”, clicar em “Adicionar Páginas Novas”.

Nesta fase podemos:

  1. adicionar uma página de Facebook para a qual já temos permissão admin ou que alguém criou, mas que queremos reclamar como nossa. Caso tenhamos permissão administrativa à página a autorização é imediata, caso contrário será enviada uma notificação ao administrador atual;

  2. pedir acesso a uma página – habitualmente são agências ou outros parceiros que ajudam na gestão da página;

  3. por último, caso ainda não tenhamos uma página, podemos criar uma nova.

Adicionada a página, podemos atribuir funções a outras pessoas que trabalham com a página ou adicionar parceiros.

Dica: é recomendável nomear outra pessoa como admin da página, para que, caso uma deixe de trabalhar para a organização, a outra consiga ter acesso completo à mesma.

Ao nível da Página (que inclui Facebook, Instagram e Apps) existem 5 tipos de acessos/funções que podemos atribuir a pessoas dentro de uma organização ou a parceiros:

Admin tem acesso a todos os aspetos ao nível da Página. O admin pode gerir as configurações da página, atribuir funções, editar a página, criar publicações como a página, apagar publicações, responder e apagar comentários, enviar mensagens como a página, criar anúncios ou ver insights.
Editor pode fazer tudo o que o admin faz, excepto gerir as configurações da página e atribuir funções.
Moderador pode responder e apagar comentários, enviar mensagens como a página, criar anúncios e ver insights.
Anunciante pode criar anúncios para a página e ver insights.
Analista apenas pode ver insights.

Como adicionar Contas de Anúncios no Gestor de Negócios

Antes de explicarmos como adicionar Contas de Anúncios ao Gestor de Negócios, é conveniente sabermos o que são. As Contas de Anúncios são formas de organizar campanhas de Facebook ou Instagram e podem ser extremamente úteis na gestão destas. Podem ser usadas para agrupar anúncios de uma página específica, para agrupar tipos de anúncios específicos ou até criar contas para pessoas específicas.

Existe um limite de Contas de Anúncios, que poderá variar consoante o nível de investimento em Anúncios de Facebook. Para sabermos o limite das nossas Contas de Anúncios devemos ir a Definições de empresa > Informações do negócio > Limite de Criação de Contas de Anúncios. As agências podem contactar o apoio ao cliente do Facebook e pedir para rever este número.

Para criarmos contas de anúncios no Gestor de Negócios, devemos ir às configurações (a roda dentada no canto superior direito).

No separador “Pessoas e ativos” ir a “Contas de Anúncios” e selecionar “Adicionar Contas de Anúncios Novas”.

Nesta etapa temos 3 hipóteses:

  • podemos adicionar uma conta de anúncio e reclamá-la como nossa. Se a pessoa que criar o Gestor de Negócios for o admin da(s) página(s), a autorização é imediata, caso contrário será enviada uma notificação ao admin atual;

  • podemos pedir acesso a uma conta de anúncios. Esta situação acontecerá no caso de agências ou parceiros que trabalhem com a organização em que têm que pedir permissão para aceder à conta de anúncios. Esta situação será útil se a empresa para a qual queremos fazer anúncios já tiver feito anúncios no passado, podemos pedir acesso à conta de anúncios deles e assim conseguimos ver estatísticas passadas e ver o que funciona ou não.

  • por último, se ainda não existir uma conta de anúncios, podemos criar uma nova conta de anúncios.

Uma vez a conta de anúncios criada, e selecionada, podemos gerir modos de pagamento associados à mesma.

Dica: é possível atribuir pagamentos específicos a contas de anúncios específicas. Ao adicionarmos um método de pagamento a uma conta de anúncios este será o método de pagamento principal desta ad account.

Existem 3 níveis de permissões ao nível das contas de anúncios:

Administrador o admin pode gerir todos os aspectos das campanhas, incluindo criar relatórios, ver e editar faturação e atribuir funções.
Anunciante o anunciante pode criar e editar anúncios usando o método de pagamento associado à conta de anúncios.
Analista esta função deve ser selecionada quando queremos dar acesso de leitura aos anúncios e relatórios.

Conclusão

O Facebook tornou-se uma poderosa máquina de marketing e publicidade para marcas e empresas das mais variadas indústrias e, à medida que foi evoluindo, foram sendo criadas ferramentas acessórias que ajudaram a essa mesma evolução. Uma dessas ferramentas foi o Gestor de Negócios, que veio permitir uma melhor organização do trabalho com as páginas e contas de anúncios.

Ao longo da sua existência foram-lhe apontadas diversas falhas, mas o Facebook tem vindo a corrigi-las e a melhorar a experiência do utilizador nesta framework. Mesmo assim, para dominar esta framework há que conhecer todas as suas funcionalidades. E se quiserem saber mais não percam o nosso próximo artigo “Como tirar maior partido do Gestor de Negócios do Facebook” em que iremos abordar os parceiros, píxeis, projetos, aplicações e catálogos.