Contexto & Objetivo

A AWTG – empresa fornecedora de serviços completos no mercado das telecomunicações do Reino Unido – pretendia ter um website mais eficiente, que proporcionasse uma boa experiência de utilizador, otimizado para motores de busca e, para o conseguir, as nossas equipas de desenvolvimento, design e marketing uniram esforços.

O projeto

A AWTG já tinha um website, mas este apresentava várias falhas em aspetos de design, comunicação, user experience e performance. A Diamond procedeu então a uma análise mais aprofundada do website, de modo a encontrar tudo aquilo que poderia ser melhorado e, assim, criar o website inovador e tecnologicamente avançado que pretendíamos apresentar.

Feita a análise ao website, passámos então à fase de o repensar e de perceber como o poderíamos tornar mais apelativo em termos visuais, mais fácil de navegar e otimizado em termos de performance. Por outras palavras, um website que contasse uma história ao utilizador e estivesse otimizado para os motores de busca.

Em termos de design, a equipa propôs wireframes e um template base que refletisse a marca e a mensagem que este queria transmitir, assim como o redesign de páginas relevantes.

Relativamente ao desenvolvimento: para backend e data handling, o WordPress 4.5, PHP 7, MySQL 5.7 e Composer foram as tecnologias escolhidas; e para frontend, HTML5, CSS3, JavaScript, jQuery e node.js. Todas estas tecnologias permitiram-nos construir um website rápido, eficiente e responsive.

Como referido anteriormente, o SEO também foi uma das nossas preocupações e as seguintes tarefas permitiram-nos melhorá-lo:

• Melhorias ao nível da arquitetura de informação, de modo a que os utilizadores conseguissem navegar no website sem problemas, sem se perderem e sem sentirem que existia demasiada informação.

• Compressão de imagens, para o website carregar mais rapidamente, evitando que os utilizadores o abandonassem por demorar demasiado tempo a carregar.

• Minificação e agrupamento de recursos, para uma maior rapidez.

• Configuração do YOAST, um plugin de wordpress que ajuda a otimizar o conteúdo, o texto alternativo das imagens, meta descrições e outros aspetos, para além de ter diversas opções de otimização.

Case AWTG

Naquilo que toca ao conteúdo, este foi revisto de modo a corrigir qualquer erro que pudesse existir e otimizado com keywords relevantes, de modo a torná-lo mais relevante para o utilizador e otimizado para os motores de busca. Os URLs e as meta descrições foram melhorados e, em alguns casos, criados, uma vez que nem todas as páginas tinham descrição.

Curioso para ver o produto final? Pode visitá-lo aqui!