Seja o vosso negócio pequeno, médio ou grande, a época festiva em que dezembro se torna, é uma ótima oportunidade para vender. E a boa notícia é que, para pequenos, médios e grandes consumidores, um bom anúncio de Facebook pode ser o suficiente para gerar uma conversão nos vossos sapatinhos.

Se é sabido que (quase) toda a gente está no Facebook, muitos não sabem – ou fingem não acreditar – que esta plataforma, mais do que uma rede social, pode ser um excelente canal de vendas. A verdade é que ainda existem muitos mitos sobre redes sociais, mas, para quem quer ver a máquina a funcionar, aqui ficam umas dicas:

  1. Aproveitem os vários tipos de anúncio que o Facebook tem

    A época é só uma, é verdade. Mas as festas são muitas. Além das Black Friday e Cyber Monday, ainda têm pela frente o Natal, os saldos de inverno e o Ano Novo. E, com jeitinho, esticamos a “festa das vendas” até ao Dia de Reis.

    Nunca esquecendo que a estratégia é importante, na vossa, incluam vários tipos de campanhas de anúncios para cada uma das festas. O Facebook tem “n” deles: o post promovido, o carrossel, o canvas, anúncio de imagem, anúncio de vídeo… Há muito por onde escolher. Mas, antes da execução, lembrem-se que o conteúdo deve ser relevante e atual. Afinal de contas, ninguém vai querer saber da “grande promoção de Natal”, quando for dia 26.

  2. Conteúdo atrativo gera mais vontade de comprar

    Tudo deve conspirar a favor do espírito dar/receber que cresce no ser humano durante esta época. Falamos do copy, do design, do próprio anúncio e até da oferta que estamos a comunicar. Aliem os departamentos aí “em casa” e transmitam tudo de uma forma irresistível no Facebook.

    Como? Pode ser com uma simples oferta de 2×1, um apelo para “marcarem o amigo que precisa mesmo disto” ou até com um daqueles posts tipo “se não responderes em cinco minutos, deves-me [insiram um produto da vossa marca aqui]”.

  3. Como definir o objetivo do anúncio

    Tráfego no site e conversões são o primeiro objetivo, certo? Depois lá virá o resto. Para garantir isto, é importante que escolha bem os objetivos dos vossos anúncios – algo que o Facebook tem muito em consideração. Ao montar o vosso anúncio, escolham um dos objetivos seguintes:

    • Tráfego
    • Geração de Leads
    • Conversões
    • Vendas de Catálogo
    • Visitas à loja

  4. Está na hora de criar os melhores copies sobre festas

    “O melhor presente deste Natal”, “o presente que todos querem receber”, “entre no novo ano com dois pés direitos” (mixed feelings: soa estranho mas até é giro para quem vende sapatos); estas e muitas outras frases que já conhecemos são melhores do que nada. Contudo, o perfeito é ter copies envolventes e que despertem emoções nunca antes sentidas pela vossa comunidade de fãs.

    Tendo em conta que cada produto é único, vale a pena pensar um bocadinho mais em como vão fazer do vosso produto um must-have destas festas. Ah, usar todas as hashtags da moda e outras que se lembrar, não conta. Estas nossas amigas também têm as suas regras.

  5. Fiquem de olho nos vossos anúncios como uma criança fica de olho na árvore de Natal

    Numa época tão louca quanto esta, esquecemo-nos que é importante ir controlando todas as engrenagens da nossa máquina. Controlem diariamente os vossos anúncios, façam pausa em campanhas que não estejam a ter tão boa performance e aumentem o budget em campanhas que gerem melhores resultados. Assim, conseguirão aumentar as vendas e diminuir o seu custo por lead ou aquisição.

Dica Extra: durante as festas, há que moderar sem moderação.

Ter anúncios no ar, normalmente, faz com que o engagement aumente. Em alguns casos, poderão ser potenciais compradores a fazer questões sobre os produtos/serviços que estão a comunicar. Não os deixem à espera de uma resposta até 2019.

E se precisarem de uma mãozinha extra, é só carregar aqui.

Boas Festas!