Redes sociais: como encontrar os KPIs certos para os seus objetivos
Carolina Mateus
27 Jul. 2016

O que são KPIs?

Todas as decisões de marketing tomadas numa empresa devem ser posteriormente analisadas de modo a perceber se é preciso proceder a ajustes, ou não, para chegar às metas definidas, e é para isso que os KPIs existem. A sigla KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de performance. De uma forma simples, é aquilo que realmente interessa no final de contas e no que o departamento se deve focar e medir.

Numa organização, cada departamento irá ter o conjunto de KPIs que mais lhe interessa, dependendo do seu papel e das suas funções. Então, quais são os mais relevantes para o departamento de marketing digital, naquilo que toca a redes sociais?

3 KPIs importantes para as redes sociais

Muito pode ser medido relativamente à performance de uma marca nas redes sociais e cada vez mais plataformas têm a opção de ‘analytics’, onde os resultados das decisões nos mais diversos parâmetros estão registados –mas atenção, quando trabalhamos com KPIs é importante não ter demasiados. Neste artigo, falamos um pouco sobre três KPIs simples e que qualquer marca presente numa rede social deve medir:

1. Alcance:

O que vou medir? Número de fãs/seguidores, número de pessoas que a minha página alcançou (assim como cada uma das minhas publicações) e se estas são as pessoas fazem parte do meu target.

Porque é que é importante? Mede o potencial tamanho da minha audiência e permite perceber se estou a conseguir divulgar a minha mensagem da maneira que me traz mais vantagens.

KPI alcance

2. Interações:

O que vou medir? Número de pessoas que participam em conversas sobre a minha marca, como é que estas espalham a minha mensagem e interagem com as minhas publicações. Gostos, comentários, partilhas, retweets, menções, favoritos.

Porque é que é importante? Permite perceber qual o tipo de conteúdo que gera uma maior resposta da audiência e leva a um maior alcance, é uma fonte de feedback direta do consumidor.

KPI interações

3.Influência:

O que vou medir? Quem está a falar sobre a minha marca e que impacto tem na mesma.

Porque é que é importante? Este é um indicador mais subjetivo mas pode ser usado na escolha do meu target e permite perceber quem está a trazer mais pessoas para a conversa acerca da minha marca e, assim, encontrar “representantes” da mesma que possam amplificar a minha mensagem.

Como escolher KPIs que vão ao encontro dos objetivos?

Claro que existem (muitas) mais métricas para além daquelas de que acabámos de mencionar. Por isso coloca-se a questão: como consigo saber quais são aquelas que melhor se adaptam àquilo que pretendo? O primeiro passo é ter os objetivos do departamento/empresa bem definidos: neste caso aqueles que dizem respeito à presença nas plataformas sociais. Queremos aumentar a notoriedade da marca? Fortalecer a relação com o consumidor? Gerar leads?

Objetivos definidos, é altura de selecionar os indicadores que melhor se adaptam aos primeiros. Para tal, podemos responder a um conjunto de questões:

• O KPI reflete os objetivos da empresa e de cada um dos seus níveis hierárquicos?

• Tem um caráter estratégico e é algo em que os colaboradores trabalham no seu dia-a-dia na empresa?

• Baseia-se em dados fiáveis e mensuráveis?

• É simples, tanto de compreender como de medir? É crucial que os colaboradores tenham noção daquilo que está a ser medido e como.

• As suas conclusões irão ser usadas para definir planos de ações da empresa?

Se a resposta às perguntas foi ‘Sim’, então encontraram um bom KPI!

Há que ter em atenção que analisar apenas os números não é suficiente: existem fatores qualitativos que ajudam a perceber os números e não devem, como tal, ser ignorados. É essencial fazer uma análise ao longo do tempo, comparar períodos e incluir os esforços, os orçamentos e os recursos – e, assim, ajudar a prever a performance de ações futuras. Claro que estas previsões não serão 100% certas, mas é uma ajuda para agilizar o trabalho e melhorar todo o processo. Além disso, ao longo do tempo, deve sempre adaptar os KPIs, já que os objetivos de um departamento/empresa vão mudando ao longo do tempo. Afinal, de nada serve implementar KPIs se a sua análise não for bem feita.

Conclusão

Ter KPIs pode ser uma forma bastante eficiente de agilizar o trabalho de um gestor de redes sociais e perceber os próximos passos a dar. Cada caso é um caso: cada empresa, cada departamento terá os KPIs que mais lhe interessam. O importante é encontrar os melhores para os seus objetivos, acompanhá-los continuamente e usá-los como base para ações futuras.