O que é o Sitecore?
Ricardo Azeitona
10 Mar. 2017

E se o seu website desse a cada utilizador uma experiência única?

Cada vez mais, as empresas procuram dar aos seus visitantes o que eles pretendem quando consultam o seu website. Para muitas delas, a utilização de uma ferramenta de gestão de conteúdos tornou-se indispensável.

O aparecimento da internet (e o seu rápido crescimento) deu às empresas outro meio de comunicação para com os seus clientes e parceiros. Com o intuito de dinamizar a sua marca, acabaram por recorrer a websites estáticos, com imagens e uma breve descrição – útil para a grande maioria -, mas com informação insuficiente.

Ao longo do tempo, foram surgindo ferramentas de gestão de conteúdos, que vieram ajudar a melhorar a imagem dos websites das empresas. As empresas deixaram de ter páginas desatualizadas e passaram a ter conteúdo renovado e atualizado, quando e como quisessem, sem demasiado esforço.

Através dos diversos meios de comunicação digitais, a interação com o utilizador passou a ser cada vez mais importante e fácil. E com isto, surgiram ferramentas mais complexas que combinam a gestão de conteúdos com a comunicação com o cliente.

A junção de dois mundos

Uma dessas ferramentas é o Sitecore, que oferece às empresas a capacidade de gerir o seu website de forma dinâmica e adaptável a cada dispositivo, fazendo a integração com os diversos meios de comunicação digitais. No que toca à gestão de conteúdos, oferece aos editores uma plataforma gráfica e intuitiva: rapidamente ajustamos a página como pretendido, de forma dinâmica, escalável e personalizada para desktop ou dispositivos móveis.

Na comunicação com o cliente, o Sitecore regista toda a experiência que o utilizador tem enquanto visita o website, criando um perfil único e permitindo, após análise dos dados recolhidos, oferecer a cada utilizador uma experiência única e personalizada, que vá ao encontro das suas necessidades.

Para isso são disponibilizadas diversas ferramentas que nos oferecem uma visão pormenorizada sobre os dados do utilizador. Ao ter a capacidade de monitorizar todo o seu percurso, seremos capazes de disponibilizar determinada página ou conteúdo.

O Sitecore agrega numa só ferramenta a gestão de conteúdos e a comunicação com o cliente, o que faz dele um instrumento bastante interessante e útil para a Diamond.