Como usar hashtags em diferentes redes sociais
Carolina Mateus
5 May. 2017

O nosso último artigo também era sobre hashtags e, se bem se lembram, acabámos com dois “alertas”: usar hashtags não é uma boa estratégia em todas as redes sociais e redes sociais diferentes supõem maneiras diferentes de usar hashtags.

Então… onde e como devo usar hashtags?

Facebook: Hmmm, nem por isso

O Facebook só introduziu as hashtags em 2013 e a verdade é que estas não foram grande sucesso nesta plataforma. O nosso conselho aqui é: evitem as hashtags no Facebook. Atenção, não estamos a dizer “Nunca, sob nenhuma circunstância, usem hashtags no Facebook”.

Algo que por vezes fazemos aqui na Diamond é colocar uma hashtag, não tanto com o objetivo de que esta seja encontrada pelo maior número de pessoas, mas para acrescentar uma informação secundária ou para lhe dar um tom irónico, satírico, cómico, etc. Foi o que fizemos, por exemplo, nesta publicação:

hashtags facebook

Mas não façam das hashtags um hábito ou adotem as hashtags como parte da vossa estratégia, porque tal não trará grande mais valia. E nunca exagerem no número de hashtags: 1 a 2 é a quantidade ideal. Espreitem este artigo do Social Media Today e vão perceber porquê.

Twitter: Definitivamente!

Ahhh, onde tudo começou! Como devem imaginar, usar hashtags é uma boa decisão mas lembrem-se de que existem algumas orientações e conselhos que devem seguir:

  • Não usem mais do que duas: se o mundo das redes sociais vos é familiar, já devem ter ouvido dizer que tweets com hashtags têm o dobro do engagement que tweets sem hashtags. Mas ao mesmo tempo, tenham em atenção que tweets com mais do que duas hashtags começam a ver o engagement a diminuir, em média, 17%.
  • Coloquem hashtags em palavras-chave no meio do vosso tweet, de maneira a poupar caracteres.
  • Pesquisem trending hashtags no bloco “What’s trending?” (que podem personalizar de acordo com os vossos interesses) ou em aplicações como o Trendsmap ou RiteTag.
  • E não se esqueçam de usar hashtags nas vossas bios!
 

Instagram: YEP

Usar apenas uma hashtag pode ajudar-vos a conseguir mais gostos e mais engagement do que sem nenhuma hashtag (isto, claro, desde que a vossa conta não esteja em modo privado). Mas hey, a probabilidade de os vossos seguidores se começarem a sentir saturados de hashtags no Instagram é mais baixa do que noutras plataformas, por isso não tenham medo de usar uma quantidade significativa.

  • “Quantidade significativa” = 11: leiam este artigo para saber porquê. (atenção, não têm de arranjar 11 hashtags para todas as publicações que fizerem. Mas ao mesmo tempo, tentem não fazer posts sem hashtags).
  • Descubram que hashtags são mais populares no Instagram aqui ou aqui.
  • Escondam as vossas hashtags: colocando-as num comentário, em vez de na descrição, como foi feito na primeira imagem, ou separando-as da descrição através de pontos e parágrafos, como na segunda:

esconder-hashtags-instagram

esconder-hashtags-instagram

  

Linkedin: Porque não?

A primeira experiência do LinkedIn com hashtags foi em 2013, mas não correu lá muito bem e por isso a plataforma acabou por dizer adeus às hashtags. Não um adeus, adeus. Foi mais um… até já. Porque mais tarde, em 2016, a plataforma voltou a introduzir as hashtags, mas apenas na app. E agora, o LinkedIn decidiu dar uma segunda oportunidade a sério às hashtags, tanto em desktop como em mobile.

Aqui – desde que não exagerem e que mantenham o tom profissional, como devem sempre manter no LinkedIn – força!

Pinterest: Sim, mas não em demasia

Aqui, as hashtags funcionam de uma maneira um pouco diferente das outras plataformas como o Twitter ou o Instagram. Por exemplo, hashtags nas bios ou descrições de álbuns não são clicáveis; apenas em publicações. Para além disso, pesquisar #ReceitasVegan na barra de pesquisa é a mesma coisa que pesquisar “Receitas Vegan”.

Então, porquê usar hashtags? Bem, quando usadas corretamente, podem trazer grandes benefícios em termos de tráfego e engagement, principalmente para hashtags únicas, criadas por vocês.

E porquê “não em demasia”? Porque, segundo o Pinterest, usar demasiadas hashtags pode prejudicar os vossos rankings.

Agora que sabem como usar hashtags em diferentes redes sociais, só há mais uma coisa a dizer: happy hashtagging!